PROGRAMA DE MELHORAMENTO GENÉTICO DA CANA-DE-AÇÚCAR - UFSCAR

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black LinkedIn Icon

REDE INTERUNIVERSITÁRIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO SETOR SUCROENERGÉTICO - RIDESA

Todos os direitos reservados

 A cana-de-açúcar (Saccharum officinarum L.) é a principal fonte para a produção de açúcar e a cultura mais importante para a produção de energia, bem como seus derivados, o etanol e fibras. Com um genomacomplexo, a planta tem suas espécies derivadas de híbridos oriundos de cruzamentos entre espécies do gênero Saccharum, que foram à base para programas de melhoramento de cana em todo o mundo. A produção de cana tem aumentado em todo o mundo devido aos programas de melhoramento que tem destinado seus esforços em desenvolver clones produtivos para usos específicos e adaptados a diferentes condições climáticas.
O objetivo futuro de programas de melhoramento é desenvolver clones de cana-de-açúcar com alta produtividade, alto teor de sacarose, tolerância à seca, alta produção de etanol e de biomassa, isto é, uma planta com elevado teor de fibra e com paredes celulares fáceis de serem quebradas, favorecendo a produção de etanol a partir do bagaço, o chamado etanol lignocelusósico, bagaço para queima e cogeração de energia, e também o desenvolvimento de plantas eficiente que demandam baixo uso de fertilizantes nitrogenados entre outros, reduzindo assim os impactos ambientais.
Atualmente, o uso por produtos derivados da cana está crescendo e o etanol é um subproduto apontado como fonte importante para alimentar a demanda por energia renovável em substituição aos combustíveis fósseis. O direcionamento do planeta para um futuro energético sustentável depende do incremento no uso de diferentes fontes renováveis de energia aliada à redução dos impactos ambientais, e emissão de gases de efeito estufa.
O Brasil apresenta parte de sua matriz energética proveniente de fontes renováveis, considerado um modelo em geração sustentável de energia. Os programas de melhoramento genético de cana-de-açúcar contribuirão para a disponibilização de matérias-primas diversificadas e de alta produção, adaptadas a ambientes menos favoráveis, e para o aprimoramento de seus sistemas produtivos, visando à mitigação dos reveses agroclimáticos e de mercado. Este documento descreve o melhoramento genético da cana-de-açúcar e seus objetivos atuais.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Destaques

Genetic gain prediction by different family-selection strategies

August 29, 2019

1/5
Please reload

Artigos recentes
Please reload

Últimos meses
Please reload

Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • LinkedIn Social Icon